Wednesday, March 7, 2007

Briefing (1º rascunho)

Cliente – Faculdade Ciências Humanas e Sociais


Meios de publicidade – Vários meios, entre outros Televisão, Imprensa, Cartazes

Campanha – HIV/Sida – Quebrar o Preconceito

Local de Exposição: Universidade Fernando Pessoa

Objectivo: Quebrar com o preconceito

Tipificar a Temática: HIV/Sida, síndrome da imunodeficiência adquirida, é causadora de milhões de mortes, atingindo preferencialmente adultos jovens, nomeadamente num desenvolvimento demográfico e social das populações mais pobres, sobretudo África.

Background:

Audiência target:Jovens universitários, com idade compreendida entre os 18 e os 28 anos, com um nível de cultura média / elevada, dinâmicos, aventureiros, boémios, interactivos, noctívagos, divertidos.

Promessa:
Banalizar o uso do preservativo, assumindo como um dado adquirido;
Tratamento da doença numa perspectiva optimista, directa e simples, evitando a usual carga negativa presente nas campanhas anteriores;
Abordar o tema tendo em conta o factor emocional;
Demonstrar que quem deve ser descriminado não é o portador da doença, mas sim quem tem o preconceito face a estes, descriminando-os;
Quebrar com o estereótipo criados acerca da transmissão do vírus, tais como,

  • Transmissão através do beijo,
  • Transmissão através do aperto de mão,
  • Transmissão através da picada de um insecto,
  • Transmissão através do uso da casa de banho,
  • Transmissão pela comida e pelos talheres,
  • Transmissão através de dar um abraço,

Constrangimentos:
O próprio preconceito criado em relação à doença;
Os estereótipos já criados;
A doença é ainda um tabu;
O impacto da campanha poderá ferir susceptibilidades do público em geral;

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